Fala galera, dando sequência a nossa interação, falarei dessa vez sobre os benefícios que a atividade física nos proporciona, e eles são muito além do que imaginamos.
O propósito dessa matéria é destacar os benefícios que as atividades praticadas nos trazem, mas também é fazer um alerta a quem não pratica nada, e tem os hábitos de um sedentário. Para quem já pratica ou praticou alguma atividade, nossa matéria vai trazer coisas já conhecidas que vocês concordarão, e também trará novidades, e para quem nunca praticou nada será de suma importância na mudança de hábitos daqui para frente.
Atividade física nada mais é do que qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso, por tanto, sair do quarto para ir até a cozinha tomar uma água é considerado como um benefício, e aí está o grande porém. Muitas vezes preferimos elevadores a escadas, carros a bicicletas ou até mesmo uma caminhada para ir ao seu destino, e isso, é o que faz uma grande diferença lá na frente.
Alguns benefícios:
Aumento da resistência Cardiorrespiratória: O desempenho do seu coração, pulmões e sistema circulatório melhorarão, e com isso o funcionamento e trabalho dos seus músculos serão melhores.
Diminuição da gordura corporal: Você perderá medidas e peso, consequentemente se sentirá melhor e mais confortável consigo mesmo.
Aumento da massa muscular: A conseqüência da sua perda de gordura acarretará no ganho de massa muscular (a tão desejada massa magra), e isso é o que fará você perder circunferências.
Aumento da força muscular: Dependendo da atividade praticada você irá exercer um aumento de força e resistência muscular nos músculos e membros trabalhados.
Aumento da flexibilidade: Sua musculatura estará mais forte, mais resistente e mais flexível, você realizará mais alongamentos semanais e isso trará maior flexibilidade.
Todos esses fatores a maioria das pessoas já sabem, pois em qualquer lugar tem escrito, porém além deles, temos algumas prevenções como diabetes, hipertensão, infarto, problemas cardíacos, asma, obesidade, fadiga excessiva, dores no corpo e musculares, necessidades de alguns medicamentos e depressão. Lembrando que a atividade física não tem o poder de evitar alguns desses problemas, mas ela, com certeza, contribui e previne todos.
Nosso corpo funciona como uma máquina, mais precisamente como um relógio, se alguma peça der pane ou estragar, ele irá parar, pode até não parar por completo, mas aos poucos ele vai parando até se estragar por completo.
Espero ter conseguido passar a minha idéia para vocês, qualquer dúvida sobre as matérias, sobre os assuntos ou qualquer dica para próximos tópicos, deixe um recadinho para a gente aqui mesmo ou entre em contato comigo pelo meu Instagram ou Facebook.
Abraço e até a próxima semana.

    Treinamento funcional ao ar livre.