TREINAMENTO FUNCIONAL, POR QUE VIROU 'FEBRE'? - Débora Fernandes
Atividade Física

TREINAMENTO FUNCIONAL, POR QUE VIROU ‘FEBRE’?

14.08.2018

E ai galera, essa semana vou falar sobre essa modalidade que explodiu à alguns anos, vou tentar explicar os motivos que a fizeram ser o grande xodó de quem pratica ou procura a prática de atividades físicas.
Resumindo e exemplificando, o Treinamento Funcional (TF) é um programa de treino que deixa o indivíduo condicionado e melhor preparado para a realização das tarefas diárias, não só isso, ele ajuda atletas de alto rendimento a diminuírem o risco de lesões.
Basicamente, os programas de TF são realizados com exercícios de calistenía (que usam o próprio peso corporal como sobrecarga), agilidade, força, alongamentos e equipamentos que geram instabilidade (relacionado ao equilíbrio corporal).
O TF surgiu com ótimos resultados de emagrecimento, pois seu programa contém exercícios intensos e variados, com baixo volume de carga e uma alta intensidade na realização das atividades, porém, como os resultados foram se tornando bons, ele foi ganhando visibilidade e hoje em dia é utilizado com outras metas.
Atletas de alto rendimento utilizam o TF como prevenção de lesões e de se tornarem mais ‘’funcionais’’, e isso é comprovado, um atleta do mesmo esporte que pratica o TF como prevenção tem melhores resultados e menores risco de lesões do que um atleta que não faz a prática.
O TF trabalha vários grupos musculares em curto espaço de tempo, diferente, por exemplo, da musculação, ele atinge uma amplitude de movimento que não se consegue atingir na musculação, por ter uma sobrecarga menor, ele dá qualidade ao movimento, amplitude e estabilidade.

Isso tudo aliado é o que transforma o indivíduo mais funcional e resistente a lesões. Trazendo para o lado de pessoas comuns que tem qualquer outra profissão e que não exijam um alto funcionamento do seu corpo, o TF ajuda numa melhor postura, mais disposição e melhores sensações durante o dia. Se ele ajuda atletas que precisam de um corpo em perfeito estágio, imagina você, que procura uma ótima qualidade de vida e ter um corpinho lindo e saudável. Ele melhora a rapidez de ativação muscular (velocidade do seu movimento), e reajustes posturais, por tanto, é aconselhável também para idosos.
Então galera, é mais uma semana que está chegando na sua vida, não perca tempo e fique deixando para depois, se já pratica alguma atividade, ótimo. Se ainda não, não é tarde para começar, nunca é tarde.

Boa semana para vocês. Vamos a luta sempre!

Até a próxima semana.

Professor Luiz Otávio Vargas

Telefone: (53) 9.9906-6883 whats

Instagram  AQUI

Face AQUI

Postado por

Débora Fernandes

Deixe seu recado!